Ação Retorno
Imagem: Welinton Moraes
Na zona central de São Paulo, a poucos metros da conhecida Cracolândia, um trabalho silencioso e persistente acontece diariamente. Em um pequeno pavilhão na Praça Júlio Prestes, o Instituto Ação Retorno, criado em 2007, tem se tornado um farol de esperança para crianças e adolescentes que vivem em um dos cenários mais desoladores da cidade.
A ONG foi idealizada por Nildes Nery Matos, com visão e coragem, decidiu fazer a diferença em uma região marcada pela exclusão social, violência e dependência química.
Para o futuro, pretendemos implementar trabalhos de geração de renda
- Nildes Nery Matos
No espaço da instituição, são realizadas atividades como dinâmicas lúdicas, reforço escolar, recreação e esportes. Atualmente, 200 crianças estão inscritas no projeto. Além disso, 480 almoços são distribuídos diariamente, às 11h, na sede da instituição, por meio da parceria com a Rede Cozinha Escola
Conforme Nildes Nery, assistente social que já participou da pesquisa do Lecuca no ano de 2021, a missão do Instituto é clara: prevenir o consumo de drogas entre jovens em situação de risco, oferecendo não apenas os direitos humanos básicos, mas também atividades que promovem o desenvolvimento social, educacional e esportivo. Ao longo dos anos, a ONG tem ampliado suas ações, conquistando a confiança de uma comunidade em busca de novos caminhos.
Nildes Nery
A nossa essência é acreditar nos valores que essas pessoas têm
- Nildes Nery Matos
Nildes Nery fornecendo apoio a uma pessoa em vulnerabilidade social (Arquivo pessoal/Nildes Nery).
O voluntarismo na ação social
Manter uma ONG exige, acima de tudo, o apoio incansável de voluntários. Na Ação Retorno, 25 voluntários, incluindo a própria Nildes, percorrem a região da Cracolândia em uma busca ativa, movidos pelo propósito de resgatar vidas. Ali, entre ruas marcadas por abandono e desafios, eles identificam crianças e adolescentes à beira de perderem-se para as sombras do tráfico, da violência e do esquecimento.
Esses jovens, quase sempre invisíveis aos olhos da sociedade, recebem orientação e um novo rumo: são acolhidos e inseridos nas atividades regulares promovidas pelo Instituto, onde começam a vislumbrar a possibilidade de um futuro diferente.
O nosso trabalho começa no olhar, na escuta e no acolhimento. Muitas dessas crianças e adolescentes não sabem que há outras possibilidades de vida
- Nildes Nery Matos
Crianças da Ação Retorno no projeto Bombeiro Mirim, situada na região da zona norte de São Paulo. (Arquivo pessoal/Nildes Nery).
Conexões com outras redes
O projeto também apoia outros movimentos sociais, como o “Instituto Sonhe” e a “Casa Chama”. Para Nildes, fortalecer a rede de apoio por meio da ajuda mútua e da colaboração com outras instituições é essencial.
Para Nildes, a ação social transforma e torna o ser humano mais empático com o próximo, refletindo seu profundo desejo de construir uma sociedade mais solidária e acolhedora.
Uma das maiores dificuldades é manter uma ação social. Eu incentivo que as pessoas se tornem voluntárias e que as faculdades tragam estudantes para conhecer os projetos. É através da ação social que nos tornamos mais humanizados em qualquer área
- Nildes Nery Matos
Ações que transformam vidas
Para além do cuidado com crianças e adolescentes, o Instituto Ação Retorno estende seu olhar atento às famílias e outras parcelas da população em situação de vulnerabilidade. Em meio aos projetos que marcam sua atuação, destacam-se ações voltadas a dependentes químicos e mulheres em situações de risco.
Com sensibilidade e compromisso, a ONG tece parcerias com entidades e profissionais, oferecendo suporte psicológico, caminhos para a reintegração social e acesso a programas de reabilitação. Cada iniciativa é um passo em direção à reconstrução de vidas que pedem por amparo e novas oportunidades.
Nildes Nery
O esforço para transformar a vida dessas pessoas vai além da prevenção e da educação é oferecer os direitos humanos básicos. O Instituto se empenha em criar uma rede de apoio onde, ao longo do tempo, os atendidos podem encontrar o suporte necessário para reconstruir suas histórias.
Quando conseguimos tirar uma pessoa da dependência química, ou uma criança da rua, sabemos que estamos mudando não só aquela vida, mas o futuro de toda a comunidade
- Nildes Nery Matos
Pessoas em situação de vulnerabilidade social almoçando na Ação Retorno. (Imagem/Welinton Moraes).
Nildes e sua equipe sabem que o caminho é repleto de desafios. No entanto, o que move todos que fazem parte do Instituto Ação Retorno é a certeza de que cada vida transformada é uma vitória. Com um trabalho que envolve paciência, carinho e dedicação, a ONG tem conseguido oferecer, a cada novo jovem atendido, a chance de um novo começo.
Rede Cozinha Escola: o apoio do poder público
A Ação Retorno é uma das ONGS que foi contemplada no ano de 2023 pela ação da Prefeitura de São Paulo com a Rede Cozinha Escola.
Com o agravamento da situação econômica e consequente aumento da vulnerabilidade social de milhares de famílias, a Prefeitura de São Paulo, buscou criar uma alternativa que em parceria com as Organizações da Sociedade Civil, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), buscam promover a dignidade básica e o acesso a alimentação para todas as pessoas que estão em vulnerabilidade social.
Imagem: Welinton Moraes
Conforme a Lei Municipal 17.819, de 29 de junho de 2022, diversos programas foram criados para atender a população em situação de vulnerabilidade. Entre eles, destaca-se a Rede Cozinha Escola, iniciativa que combina capacitação na área de serviços de alimentação com a produção de refeições destinadas à distribuição para os mais necessitados.
Para Nildes, ser contemplada por esse programa foi um divisor de águas, permitindo à instituição continuar promovendo a dignidade que todo ser humano merece. “Nunca tivemos apoio da gestão pública“, relembra ela, destacando a importância dessa parceria.
Nildes Nery
Como destacou a assistente social, é essencial que oportunidades continuem a existir para aqueles que atravessam os momentos mais difíceis de suas vidas.
O assistencialismo é passageiro. Mas quando oferecemos um serviço integral, vemos os resultados. Ajudar sem esperar nada em troca é, na verdade, receber o maior presente: enxergar essa pessoa reencontrando uma perspectiva de vida melhor
- Nildes Nery Matos
Garantir dignidade é um chamado urgente. É fortalecer políticas públicas de cuidado e apoiar movimentos sociais que preencham as lacunas deixadas pela ausência de ações capazes de promover a dignidade humana em sua plenitude.
Para alguns, ter uma oportunidade é o impulso necessário para reencontrar seu lugar na sociedade. Sem ignorar o peso de seu passado, Desireé Mendes, uma mulher de luta e determinação, viu sua vida se transformar ao tomar a corajosa decisão de deixar para trás a Cracolândia em São Paulo e recomeçar.